Debate lixo.jpg

Published on October 23rd, 2009 | by Claudia Sardinha

88

Lixo eletrônico: como descartar?

Essa semana meu computador resolveu me dar uma dor de cabeça – queimou a minha fonte, que é, basicamente, uma das peças chaves para fazer o dito cujo ligar :P

Passado o susto, veio a questão: o que fazer com a peça estragada?

É importante dar um destino adequado aos equipamentos eletrônicos. Quando ainda estão funcionando eles podem ser doados ou vendidos. E, no caso de não funcionarem mais, também é possível devolvê-los a alguns fabricantes para que eles façam a reciclagem adequada?

lixo.jpg

No Brasil, o produto mais fácil de ser devolvido é o telefone celular: além das fabricantes, muitas operadoras recolhem os aparelhos. Mas o que fazer com computadores e peças de informática num geral?

Meu primeiro pensamento foi contatar o CDI próximo de onde moro. O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) recebe doação de equipamentos e de periféricos em funcionamento, para serem usados por mais alguns anos em escolas de inclusão digital. Mas quando questionados quanto ao recebimento de material defeituso para encaminhamento a algum posto de reciclagem, os mesmos informaram que não faziam e nem possuíam informação de onde o mesmo poderia ser descartado.
 

lixo eletrônico

Lixão em Buenos Aires (Argentina) mostra eletrônicos descartados. (Foto: Reuters)


Continuei minha busca pela internet, claro, até que encontrei algumas informações.
Descobri que a Dell, entre os três principais fabricantes de computador no país, é a única que apóia uma política de coleta de computadores usados.

Já a HP, sua concorrente, disponibiliza campanhas sazonais chamadas Trade-in (saiba mais), realizadas em grandes lojas de varejo. Com ela, equipamentos usados de qualquer marca ou modelo podem ser revertidos em descontos na compra de impressoras, multifuncionais e scanners da HP.

Ainda não havia encontrado o que procurava, até que achei uma matéria de um grande jornal do Rio informando uma lista de empresas, projetos e centros de coleta que poderiam ajudar consumidores a colaborar para o descarte devido de pilhas, baterias e eletroeletrônicos. Verifiquei um a um, mas nenhum trazia qualquer tipo de informação de “para onde devo mandar um equipamento que não funciona mais?”.

Infelizmente, essa é a realidade que enfrentamos quando queremos fazer a coisa certa.
Existe uma proposta de uma possível política do MMA (Ministério do Meio Ambiente) com o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), onde a questão do lixo eletrônico já foi discutida e será regulamentada pela lei em questão. Acessei o site do CONAMA e não encontrei menção ao fato. Entrei em contato e aguardo uma resposta, que será publicada no blog.

Ainda estou com a peça em minha casa, em busca de um local adequado que a receba. Se alguém tiver alguma informação, por favor, colabore com o meio ambiente e conosco aqui do blog – faça um comentário. É fácil! Ao final deste texto tem um campo para isso. Vamos colaborar com a mãe natureza, antes que ela nos expulse de sua casa.

montagem lixo_natureza

Veja porque não jogar esse tipo de material na lixeira comum:

Chumbo
– usado em TVs, celulares e computadores – Danos cerebrais, neurológicos e renais, doenças do sangue e comprometimento de fetos. Em altos níveis de exposição causa vômito, diarréia, convulsões, coma e morte.

Mercúrio – usado em lâmpadas, displays, telas LCD, chaves e circuitos impressos – Altos níveis de exposição contribuem para danos cerebrais, renais e problemas de desenvolvimento de fetos, podendo contaminar o leite materno e os peixes. A sua ingestão ou inalação causa danos ao sistema nervoso central e aos rins.

Cádmio – usado em baterias de celulares, resistores, detetores de infravermelho, semicondutores, tubos de TV antigos e alguns plásticos – Sua concentração no organismo é cumulativa e pode causar problemas de rins, danos na estrutura óssea, além de ser cancerígeno.

Arsênico – usado em celulares – Causa doenças de pele, prejudica o sistema nervoso central e pode causar câncer de pulmão.

Belírio – usado em placas-mãe de computadores e celulares – Causa câncer de pulmão.
Cromo hexavalente – usado na proteção de placas metálicas contra a corrosão – Causa bronquite asmática e deformações do DNA.

Plásticos e PVC – constituem, em média, 20% do material dos computadores, usados em circuitos impressos e componentes como conectores, gabinetes e cabos – São difíceis de serem separados na reciclagem e, quando queimados, produzem substâncias tóxicas que, se inaladas, causam problemas no aparelho respiratório.

Retardantes de chamas (BRTs: Brominated Flame Retardant) – Causam desordens hormonais, nervosas e reprodutivas.

Segue a lista dos locais que recebem equipamentos ainda em funcionamento.

Canon
Mantém um programa de reaproveitamento de impressoras e de reciclagem de resíduos sólidos. Coleta equipamentos pelas redes de assistência técnica. Site: http://www.canon.com.br

Comitê para a Democratização da Informática (CDI)
Organização não governamental que recebe doações de computadores e de periféricos usados, mas em condições de uso. Direciona os equipamentos para centros de inclusão digital. Acessórios como caixas de som, teclados e mouses somente são recebidos em bom estado. Site: http://comite.cdi.org.br

Comlurb
A companhia de coleta e limpeza municipal do Rio mantém cestas coletoras espalhadas pela cidade. Na área “Serviços” do site da companhia esta a lista de bairros em que é possível encontrá-las. Site: http://www.rio.rj.gov.br/comlurb/

Dell
O cliente do Brasil e México acessa o site da marca e descreve o equipamento que deverá ser coletado. Um representante autorizado da área de Logística Dell marcará um horário para apanhar o equipamento a ser reciclado. Site: http://www.hp.com.br/baterias

Centro de Recondicionamento e Reciclagem de Computadores do Distrito Federal (CRC/DF)
Mantido do Distrito Federal pela Fundação Banco do Brasil (FBB), em parceria com a Associação de Apoio a Família, ao Grupo e a Comunidade (Afago), a Cobra Tecnologia e a Ong Programando o Futuro. Recebe equipamentos de informática e recondiciona para programas de inclusão digital. Site: http://www.fundacaobancodobrasil.org.br

Kodak
Mantém um programa de reciclagem de câmeras de uso único, os modelos de descartáveis. Na área de responsabilidade social do site da companhia estão informações sobre o sistema de coleta de equipamentos – “Segurança, Reciclagem e Descarte de Produto”. Site: http://www.kodak.com.br

Motorola
Usuários podem depositar aparelhos celulares, rádios bidirecionais, acessórios (carregadores, fios e fones de ouvido, entre outros) e baterias nas urnas localizadas nos Serviço Autorizado Motorola (SAMs). Em cidades em que não há rede autorizada, usuários podem acessar a internet para participar do MotoColeta (4002-1244 para capitais ou regiões metropolitanas ou 0800-773-1244 para as demais cidades. Site: http://www.motorola.com.br

Museu do Computador
O museu, em São Paulo, aceita doações de equipamentos de computador, bem como telégrafo, telefone, máquina de calcular, máquina de escrever, videogames, impressoras e peças como floopy drive, HDs, placas-mãe, teclados, monitores, mouses e fontes de energia, mesmo sem funcionar. Softwares antigos, disquetes, manuais, revistas de informática, livros e pôsteres vão para a Biblioteca do Museu. Informações (11) 5521-3655 ou http://www.museudocomputador.com.br

Nokia
O programa de reciclagens está há sete anos no Brasil. As caixas de produto trazem explicações sobre o descarte correto da bateria e orientação sobre a rede de coleta dos dispositivos. Entre 60% e 85% dos componentes de um telefone celular Nokia são recicláveis. Site: http://www.valvolandia.com.br.



Related Posts with Thumbnails

Tags: ,


About the Author

Claudia Sardinha se formou em publicidade, mas resolveu fazer de seu hobby profissão. Com isso, fez uma segunda formação em redes de computadores. Tornou-se consultora de tecnologia, se empenhando na questão da inclusão digital e acessibilidade. Criadora do blog Tecnologia Outonal, uma ferramenta de auxílio a pessoas da 3ª idade e iniciantes. É também uma das fundadoras da Gemini Marketing Digital que presta serviços de monitoramento de redes sociais e criação de sites.



88 Responses to Lixo eletrônico: como descartar?

  1. Larissa says:

    Parabéns pela iniciativa!!

    Se conseguir descobrir algo, aviso a vc!

    Beijokas!!!

  2. Claudia Sardinha says:

    Novidade!! Recebi essa resposta da Câmara Técnica de Saúde e Saneamento sobre e-mail que enviei questionando sobre locais onde podemos enviar lixo eletrônico. Segue abaixo o que me escreveram:

    “Prezada Cláudia,
    Informo que repassei a sua mensagem para o técnico do CONAMA responsável pela Câmara Técnica de Saúde e Saneamento (Sr.Eli) eli.alves@mma.gov.br), no qual possui um Grupo de Trabalho que irá discutir esse assunto daqui uns dias.
    Veja mais informações desse GT no site http://www.mma.gov.br/port/conama/ctgt/gt.cfm?cod_gt=162
    Atenciosamente,
    DCONAMA”

  3. rafael says:

    gostaria de poder estar ajudando nesta busca, moro no rio grande do sul a pouco tempo.

    tinha em minha casa muito lixo digital e nao sabia o que fazer com ele, apos pesquisa na internet encontrei a sarco-reciclagem que trabalha com lixo digital aqui no sul.

    enviei e-mail a eles pedindo informacoes, logo apos agendamos e a retirada foi realizada sem maiores porblemas por esta empresa.

    o e-mail deles e sarco-reciclagemdigital@hotmail.com

  4. Claudia Sardinha says:

    Valeu a colaboração, Rafael :)

    Agora o pessoal do RS já tem uma boa indicação a seguir.

  5. Tadeu Siqueira says:

    Olá Senhores,

    Sou de Brasília-DF, técnico em informática á mais de 20 anos e aceito peças de computadores diversas, para montagem e configuração que em seguida seguirá como doação para ONGS e instituições sem fins lucrativos e municípios no interior do Brasil. Trabalho essencialmente VOLUNTÀRIO.

    Email: tadeu_siqueira@hotmail.com

    • Maria Mairla Mendes de Queiroga. says:

      Olá Tadeu! Moro no Guará e tenho aparelhos e peças de computadores para descartar.Como eu poderia fazer . Qual o endereço e dias para a entrega desse material? Aguardo o seu retorno,obrigada!

      • Bruno says:

        Ola Maria…meu nome é Bruno e tenho um projeto na samambaia sul chamado CTAD – centro tecnologico da assembleia de Deus localizado na igreja assembleia de Deusde samambaia sul quadra 512, é um projeto de inclusão digital para a comunidade da quadra 512 samambaia sul, se você tiver qualquer peça ou acessorio funcionando ou queimado, ou qualquer artigo de informatica para doar, entre em contato meu numero é 78131300 ou 91620891 que é o da minha esposa.

      • jose orlamar says:

        oi me chamo jose orlamar goncalves e sou tecnico em manutencao em computadores e reformo pcs para ajudar jovems a ingressar em informatica aceitando pcs com defeito e conssertando eles para ajudar jovems de baixa classe que nao podem comprar um pc novo se vc tem pcs com defeitos e pecas pode me enviar um email para orlamargoncalves@hotmail.com aguardo seu email ancioso

  6. Claudia Sardinha says:

    Puxa, Tadeu, que legal. Valeu a dica.
    Viu pessoal? Quem tiver peças de computador antiga querendo descarta, entrem em contato com o Tadeu :)

    • William says:

      Olá Sra Claudia

      Tambem trabalho com a reciclagem final do lixo eletrônico.

      Recebo todo tipo de sucatas eletrônicas.
      E outras coisas como torneiras metalicas, cadeiras metalicas etc…

      Se a Sra ainda tiver essas sucatas entre em contato.

      William
      imperiosucatas@yahoo.com.br
      (61) 9653-3062 ou 9240-5069

  7. Gabriele says:

    olá Cláudia. Moro no Rio Grande do Sul e procurando sobre esse assunto acabei caindo no seu blog. ^^
    Sou Bióloga e trabalho com descarte de resíduos, de todos os tipos.
    aqui no RS tem algumas empresas que conheço que fazem a reciclagem de lixo eletrônico, como a Otser e a Reverse, ambas de Novo Hamburgo. Mas já procurei muito na internet sobre esse assunto, e o sudeste parece ser a região onde há mais empresas especializadas em reciclagem de eletrônicos, com certificação e tudo. É claro q as empresas devem estar devidamente licenciadas pelos órgãos ambientais competentes.

    Mas acredito que se procurares na internet sobre recilagem de lixo eletrônico encontrará muita coisa boa.

    Espero ter ajudado.

    Abraços.

    Gabriele

    • Claudia Sardinha says:

      Muito grata, Gabriele. O tecnologia Outonal é um espaço colcaborativo e toda ajuda é bem-vinda.
      Na época em que fiz o post entrei em contato com alguns lugares indicados, inclusive na Internet, mas eles não mais faziam o serviço. Confesso que estranhei a pouca oferta. mas acredito que hoje já existam outros lugares, além do CDI :)
      Boas suas indicações no RS :)

  8. Robrta says:

    Olá! Eu também estou em busca de uma forma de descartar meu computador antigo. Eu morro no Rio e entrei em contato com o CDI e a configuração do meu computador é realmente muito antiga e ruim para ainda ser usada, mas eles me garantiram que os cumputadores que não podem ser utilizados são encaminhados à reciclagem.

    • Claudia Sardinha says:

      Oi Roberta, realmente, por aqui no Rio o mais conhecido é o CDI. Sempre que quero descartar algo de eletrônico levo para eles. Recomendo :)

    • xavier says:

      Ola Roberta
      Estou iniciando uma novo trabalho junto a OSCIP Fabricando Empresarios, onde estou aceitando em forma de DOAÇÂO, produtos de informatica sem utilização, com ou sem defeito, peças de computadores diversas, para reciclagem, manutenção e configuração.
      Trabalho de inclusão digital e formação de novos empreendedores, sem fins lucrativos.
      O meu proposito desse trabalho é montar micros, oferecendo cursos de manutenção, uma parte dos produtos doados apos a devida manutenção serão doados a instituições sem fins lucrativos, a fim de promover a inclusão digital de jovens e idosos.
      Estamos na filial de Coelho neto que esta em faze de montagem, contato via e-mail ou tel 021-8703-1421 Xavier

      • Rosana says:

        OLá, quero saber se você tem disponibilidade para vir buscar o material. Tenho uma impressora, um computador.

        • Carolina says:

          Oi,
          Também tenho vários monitores, impressoras, HD…para doação, a dificuldade é realmente alguém vir buscar, vocês querem?
          Estamos em Laranjeiras_RJ.

          • Claudia Sardinha says:

            Oi Carolina, seus equipamentos estão todos com defeito ou tem algum funcionando? É que tem um lugar em laranjeiras que recebe equipamentos antigos, mas que não estejam com defeito.

          • jose orlamar says:

            oi carolina se vc me emviar eu recebo pois preciso muito de material meu email e orlamargoncalves@hotmail.com

      • Luciano says:

        Boa Xavier! Entra em contato comigo, tenho uma proposta de parceria do inicio, do meio e do fim deste material. lucianomarques1975@hotmail.com cel.:21-8800-9333.

  9. Tadeu Siqueira says:

    Olá meus amigos, estou iniciando uma novo trabalho VOLUNTARIO, onde estou aceitando em forma de DOAÇÂO, produtos de informatica sem utilização, aparelhos eletrônicos com ou sem defeito, peças de computadores diversas, para reciclagem, manutenção e configuração.
    Trabalho totalmente VOLUNTÁRIO, sem fins lucrativos. com experiência á mais de 20 anos na área de informática.
    O meu proposito desse trabalho é montar micros, reciclar produtos eletro-eletronicos e doar a pessoas carentes que não tem acesso aos sistemas de informação e nem condições de adquirir computadores, e bazares beneficientes como: asilos, creches e etc.
    Morei no Norte de Minas durante 04 anos e convivi com as baixas condições de municipios castigados com a pobreza e desigualdade social. Durante esse periodo, por meio de doação enviei varios exemplares de livros , com a colaboração da Mala do Livro daqui de Brasilia, onde centenas de crianças tiveram acesso a leitura e aprendizagem.

    Sou Kardecista, e prezo muito a CARIDADE, uns dos ensinamentos de Jesus Cristo.
    Como na época batalhei muito pra comprar meu 1º computador AT, gostaria depois desse tempo de experiência contribuir de alguma forma tudo que aprendi e consegui profissionalmente

    ” Fazemos aos outros o que gostariamos que nos fosse feito ”

    Email : tadeu_siqueira@hotmail.com

    Tadeu Siqueira

    Brasília-DF

  10. Tatiana says:

    Tô na mesma que você. Tenho três peças que não funcionam mais e que ainda não dei um destino por não saber para onde mandar. Sei que não irão para os lixões. Quero dar um destino correto a estes!!

  11. Miguela Alvez says:

    Hola, me interesa mucho el tema de reciclaje de productos electrónicos, incluso estoy armando un proyecto para presentarlo en la Junta Departamental (Cámara de Vereadores) de mi ciudad, Rivera (frontera con Livramento RS). Soy Edil (vereadora) y me gustaria estar en contacto con ustedes para saber más acerca de su trabajo.
    Agradezco desde ya.

    Miguela Álvez

  12. Edson Pereira Lima says:

    moro en Brasilia e trabalho na area de eletronica a muitos anos e estou com uma disponibilidade de aparelhos eletronicos estragados, muitos aparelhos de tv vk7,monitores antigos e dvd. aqui em brasilia ainda não encontrei um lugar adecuado para descarta-los desde ja deixo o meu comentario a quem interessar obrigado.

    • Bruno says:

      Edson entre em contato comigo, tenho um projeto chamado CTAD- centro tecnologico da assembleia de Deus em samambaia sul onde damos aula de montagem e configuração de micro para a comunidade carente, o meu numeto é (61)7813-1300

    • William says:

      Recebo a sua sucata.

      Sou de Brasilia – DF

      Maiores informações é só o Sr entrar em contato.

      William Sancler – MEI
      Reciclador de Lixo eletrônico em geral.
      imperiosucatas@yahoo.com.br
      (61) 9653-3062 ou 9240-5069

  13. Olá Senhores(as)

    Sou de Brasília-DF, Kardecista e técnico em informática á mais de 20 anos e estamos desenvolvendo um trabalho onde estamos aceitando qualquer tipo de material de informática, computadores com ou sem defeito, peças de informatica diversas, para conserto, montagem configuração, aparelhos eletro-eletrônicos com ou sem defeitos, que em seguida será destinado como doação para ONG’S, Asilos, Creches, instituições e Núcleos de Inclusão Digital em municípios carentes no interior de Minas Gerais e Goiás. Trabalho totalmente VOLUNTÀRIO.

    Site: http://www.doacaolixoeletronicodf.blogspot.com/

    Email: tadeu_siqueira@hotmail.com ou siqueiranet.com@hotmail.com

    ” Fazemos aos outros, o que gostariamos que nos fossem feito ” Allan Kardec

  14. estou sinceramente con o mesmo problema de voces .sou de sampa. E olha que e a cidade maior do Brasil .Quaquer novidade por favor me avissem .Muito obrigado.

    • jose orlamar says:

      atencao vcs que querem se desfazer de pecas e computadores com ou sem defeito aceito todas as pecas de informatica para um grande progeto sem fims lucrativos apenas doacoes me enviem um email que eu respondo pois preciso muito aguardo ancioso

  15. DANIELLE DURÃES says:

    EU ESTOU COM O MESMO PROBLEMA, TENHO NA MINHA CASA E NO TRBALHO, DIVERSOS MATERIAIS COMO BATERIAS, CELULAR, TECLADO, MONITORES, MOUSE, FONTES, PLACAS, ETC, UNS FUNCIONANDO OUTROS NÃO, E NÃO SEI O Q FAZER, MORO EM MONTES CLAROS, NORTE DE MINAS GERAIS, E CONHEÇO VÁRIAS PESSOAS Q SIMPLESMENTE JOGAM NO LIXO COMUM PQ NÃO TEM OUTRA ALTERNATIVA… SE ALGUEM SOUBER DE ALGUM SERVIÇO, MESMO EM BELO HORIZONTE, AGRADEÇO

  16. Rosana says:

    Olá, sou do Rio de Janeiro e enfrento a mesma situação, tenho alguns aparelhos para descartar.

  17. Sonja Leite says:

    Quero me desfazer de um monitor, em perfeitas condições de uso, modelo antigo e de uma impressora avariada. Consultei a internet e não achei, aqui no Rio de Janeiro, como proceder. Talvez voces possam me ajudar. Abraços,
    Sonja

  18. Claudia Sardinha says:

    Pessoal, recentemente fui informada que a Comlurb recolhe esse tipo de material se tiver um agendamento prévio. Não sei se é verdade. Confesso que o Rio de Janeiro está muito mal servido de serviços do tipo.
    Uma boa solução, caso os produtos ainda possam ser usados, é doar para alguma instituição carente que vá fazer bom uso. Nesse caso (de aparelhos aina funcionando) o CDI recebe.
    Tente também contatar o fabricante, pois fui informada de que há uma lei que obriga o fabricante recolher seus produtos junto ao consumidor que não mais o utilizará seja por que motivo for.

    • José Arcanjo says:

      Sou do Rio de Janeiro e já recolhi pela COMLURB, inclusive outros produtos eletrônicos, tais como Videos cassetes.

  19. Claudia Sardinha says:

    Aqui tem uma lista de empresas (em vários estados) que fazem reciclagem. Infelizmente, nenhuma no Rio de Janeiro, que ainda é muito precário nesse sentido :(
    http://www.cempre.org.br/LocaisReciclagem.php

  20. ELIANE DO CARMO says:

    Olá, sou da cidade do Rio de Janeiro e acabo de ligar pra Comlurb. Eles fazem esse tipo de coleta, no meu caso é um monitor ultrapassado. Basta ligar pra 1746 e fazer a solicitação. espero ter ajudado.

  21. Jorge Carvalho says:

    Por falta de opções, costumo jogar todo tipo de lixo eletrônico nas lixeiras verdes para baterias que há em alguns pontos da cidade do Rio de Janeiro.

  22. Erickeijo says:

    Está de parabéns pelo blog.. conteúdo de classe e iniciativas corretas.

  23. nildo alves says:

    ponto de reciclagem no rio.
    http://www.regenero.com.br
    rua anibal de benevolo 350
    cidade nova.

    • José Arcanjo says:

      Esta empresa encerrou suas atividades no Rio de Janeiro. Informação obtida no site.da empresa.

  24. Ecotec BR

    A ECOTEC BR é uma empresa de CONSULTORIA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) situada em Brasília, na Asa Norte. Instalamos câmeras e equipamentos de segurança e fornecemos equipamentos e serviços técnicos especializados para computadores e notebooks em empresas e residências.

    Paralelamente procuramos incentivar no processo de evolução do ser humano, processo este, que estava sendo ignorado por boa parte da sociedade brasileira, que simplesmente depositava seus resíduos digitais em lixões a céu aberto, aterros e demais terrenos de forma incorreta e que acarreta a poluição do solo, da atmosfera e das águas.

    A Ecotec BR lançou, em 2009, o projeto “RECICLATEC DF – Reciclagem de Produtos de Tecnologia e Doações no DF”, com o objetivo de colocar Brasília na corrida da reciclagem a favor do meio ambiente e da preocupação no depósito das placas de circuito impresso, que são componentes tóxicos e potencialmente poluidores e fazem parte dos diversos equipamentos eletroeletrônicos.

    Nosso projeto recolhe os equipamentos e o que ainda estiver em funcionamento é doado para associações de catadores, ONG´s, creches, clínicas de recuperação de dependentes químicos, escolas-classe, igrejas e demais interessados inscritos com seus projetos de desenvolvimento, justificando o uso do(s) equipamento(s) de forma imparcial e a favor da população de Brasília e entorno.

    O que não puder ser reutilizado pode ser desmontado e enviado para a empresa de reciclagem de placas de circuito impresso, que fará a descaracterização final dos produtos e renovará o ciclo de vida dos diversos metais contidos nas placas.

    Arrecadamos computadores, notebooks, celulares, monitores, impressoras, toneres e cartuchos, baterias, aparelhos de DVD, video-cassetes e demais componentes eletrônicos e de informática para reciclagem e doações após avaliação criteriosa. Situada em Brasilia, na Asa Norte, a ECOTEC BR está aumentado a sua rede de contatos com associações de catadores, empresas de logística com responsabilidade socio-ambiental e empresas de reciclagem e descaracterização dos equipamentos e placas de circuito impresso.

    Os computadores reformados e em funcionamento serão doados para as comunidades carentes através de projetos assistenciais no DF ou através das cooperativas.
    Trabalhamos com projetos sempre voltados ao pensamento de ecologia ao qual carregamos no nosso nome: ECOTEC BR.

    A logística reversa de Brasília já está funcionando e sendo aprimorada e produzida com muito critério e obedecendo às normas vigentes em respeito ao meio-ambiente e à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

    Recolhemos o equipamento aonde ele estiver.

    Acesse nosso site e entre em contato: http://www.ECOTEC.webnode.com

    Nosso depósito se encontra no Riacho Fundo II, não fazemos a coleta na 211 norte.
    Entre em contato para doar: (61) 8412.4634 / 3347.5873 / 3399.8989
    Coleta na sexta feira (preferencialmente).

  25. Renata says:

    Vejo que seu “post” já tem algum tempo, mas mesmo agora em 2011 não vejo incentivos ou divulgações no Rio de Janeiro para a coleta de lixo eletrônico. Já levei alguns equipamentos para o CDI mas agora sofro com peças defeituosas e mídias eletrônicas (disquetes, cd e dvd). Se nesse tempo vc tiver descoberto algum lugar, ong, cooperativa e puder compartilhar, eu agradeço!!
    Parabéns pelo site!!

    • Renato says:

      Renata, minha chará, continuo na busca tbm! Agora, em 2013, ainda tenho dificuldade para doar/descartar mídias antigas como disquetes… =/

  26. Gustavo Garcia says:

    Boa tarde. Entre em contato com cedir.cce@usp.br ou consulta@usp.br. Tenho certeza que podem avjudar você. Muito bom o site. Avise o resultado. Abraços. Gustavo.

  27. Carlos says:

    Caros,

    Entrei em contato com a Sra. Lina Medeiros da empresa REGENERO.

    Segundo eles, a empresa realiza todas as etapas de descaracterização e envio a reciclagem. Equipamentos ainda funcionando são encaminhados para doação.

    No entanto, não posso afirmar sobre a idoneidade da empresa quanto aos aspectos dos compromissos afirmado.

    site: http://www.regenero.com.br

  28. Ana Studart says:

    Olá, tudo bem?
    Estou fazendo uma matéria sobre lixo eletrônico, e achei seu blog super legal!
    Queria saber se você já encontrou uma maneira de reciclar seu lixo, e se gostaria de ser entrevistado por email. Obrigada,

    Ana Studart

    • Claudia Sardinha says:

      Oi Ana, acredita que ainda não achei lugar no Rio de Janeiro que recolha lixo eletrônico? Absurdo isso, não? Se quiser fazer qualquer pergunta, pode mandar um email. Respondo sempre :)
      Abração.

  29. Rita Lugarini says:

    Olá pessoal, estudo Gestão Ambiental, e li os comentários do blog e a situação é a mesma no país em geral, as dificuldades que todos tem no descarte de seus materiais. Vi algumas atenuantes, mas vejo e lamento que o nosso país ainda deixa a desejar neste aspecto e outros mais relacionados ao Meio Ambiente. Para vcs terem ideia estou procurando estágio mesmo até não remunerado na área de resíduos para minha monografia e graduação, estou com o prazo esgotando esta semana e não consigo nada. Estou inscrita em vários sites, currículo para tudo que é lado, e uma área tão carente de técnólogos como é meu caso, ainda não conseguimos sequer uma colocação. Solicito aos leitores como empresários da área que abram oportunidades, para nós que queremos entrar no mercado para comtribuir com um ambiente mais saudável as gerações de hoje e futura. Aguardo notícias de todos.

  30. Rita Lugarini says:

    gostaria de receber msg de resposta pelo meu email. Obrigada.

  31. kelly says:

    Estou na mesma sinuca de bico!! Acredito que todos que utilizam eletroeletrônicos ( o que significa praticamente todo brasileiro) enfrentam o mesmo problema! Acredito que a única maneira de tanto as empresas que fabricam estes aparelhos quanto o governo se interessarem realemente em dar uma solução para esta questão, seria se a população em geral fizesse uma espécie de “greve” na compra de eletroeletrônicos, mas sei que isto é impossível, já que as pessoas adoram desfilar com seus novos celulares, notebooks, pois isto é uma forma de poder mostrar seu “poder aquisitivo”, poder dizer: hey, eu tenho dinheiro sobrando pra acompanhar a tecnologia!!! Sem falar que isso também traria uma alta taxa de desemprego, pois a primeira coisa que fazem quando a população diminui o consumo, é ameçar a mesma população de cortar postos, vagas de emprego sob a desculpa de falta de capital para manter os mesmos! Mas o que podemos fazer é pelo menos não acompanhar essa mudança de 2 em 2 meses dos fabricantes, pois os únicos a ganharem com essa mudança são eles (que com certeza é pensada, pois qd lançam um produto como sendo novo lançamento, na verdade este já está obsoleto, por isso em questão de mêses já lançam outro em seguida!), nós só ganhos despesas e um monte de e-lixo!
    Desde que comprei meu primeiro computador em 2000 um celerom 750 Ghz com apenas 64 Mb de ram , adquiri meu 2º PC em julho do ano passado, este já montado por mim, que com certeza vai durar pelo menos mais uns 5 anos!!! este é um exemplo de como evitar o desperdício, claro que infelizmente não dá pra prolongar mais q isso, pois no caso do meu celerom em 2008 já tava quase impossível acessar a internet através dele, imagina agora em 2011!!! Bom pessoal, fica ae a dica, nós temos mesmo a necessidade de trocar d PC todo ano? ou trocar de celular a cada 6 meses? Esperem pelo menos o aparelho apresentar defeitos, ae sim efetuem a troca, além de economizar dinheiro, vocÊs darão tempo para surgirem tecnologias que realmente agregam novas utilidadas!!!

  32. kelly says:

    Ah, claro que isso não resolve o problema do e-lixo, mas se TODOS tivessem a mesma atitude de só trocar seu eletroeletrônico quando não houvesse mais a menor possibilidade de continuar utilizando-o, reduziria drasticamente a quantidade de tranqueiras a ter seu destino nos terrenos baldios e lixões da vida! sem falar na redução dos lucros dos comerciantes, dos fabricantes e consequentemente dos lucros do governo sob forma de impostos! Ae quem sabe não seria um abrir de olhos para que realmente houvesse interesse na questão da coleta e reciclagem dos mesmos!

  33. Renata says:

    Estou há um ano com uma impressora HP no meu porta-malas procurando um local certo para descarte….Vou mandar e-mail para a HP…se eu conseguir descobrir algo eu aviso!!!
    Obrigada.

  34. EDUARDO says:

    SOU AVS NA CIDADE DO RIO, E RECOLHO PNEUS E TVs; MAS NÃO TENHO LOCAL PARA A RECICLAGEM DOS ELETRÔNICOS. ESTÃO SENDO DESPEJADOS PELA COMLURB EM ATERROS SANITÁRIOS. AO PONTO DE SEREM RECOLHIDOS PELOS CAMINHÕES DE COLETA DOMÉSTICA. ESPERO QUE ALGO MUDE. ME COMUNIQUEM, EM CASO DE ALGUMA NOVIDADE BOA.

  35. William says:

    Olá meu nome é William

    Trabalho com reciclagem de lixo eletroeletrônico.

    Estou em Brasília – DF

    Sou uma empresa – MEI seria e compromissada com as questões do meio ambiente, dando o destino correto para esses residuos.

    Tendo em vista a imensa velocidade com que as Novas Tecnologias são lançadas num mercado consumista podemos entender a existência de tanto lixo, o que preocupa é que muitas vezes os produtos descartados pelos usuários ainda tem plenas condições de uso, mas acabam se tornando obsoletos, motivados pelas inovações diarias fazendo que todo tipo de equipamento eletroeletrônico se torne lixo rapidamente.

    Recebo todo tipo de lixo eletroeletrônico e elétrodomesticos.

    •Placa Mãe, Vídeo e Rede, Memórias, Placas de centrais telefônica, placas de Switers , placas de modens, placas de celulares, placas de gravadoras de CD/DVD.etc.
    •Processadores de cerâmica
    •Processadores de fibra
    •Hds
    •Cabos em geral e dissipadores.
    •Estabilizadores , No Breaks, Transformadores
    •Fontes AT/ATX
    •Baterias de Nobreaks e Veicular
    •Placas de Monitores e outras placas pesadas, aparelhos inteiros (Vídeos cassetes, Dvds, Aparelhos de som) Ferragens, Monitores, impressoras, celulares, teclados, mouses, gabinetes vazios, TVs, ferros de passar, video games, switcher, modens etc, etc…..

    Tendo em vista que na maioria das empresas possuem depositos ou salas cheios de equipamentos obsoletos e inserviveis , venho através deste email sensibilizá-los de quando forem fazer o descarte desses materias entrem em contato comigo.

    Para pessoas que possuem em suas casas esse tipo de lixo em pouca quantidade é só entrar em contato pois recebo tambem.

    Estarei aqui ou pelos telefones para exclarecer qualquer duvida.

    Muito obrigado pela atenção.

    Aguardo contato.

    William Sancler – MEI

    Império Sucatas

    Recicladora de Lixo eletroeletrônico em geral.
    imperiosucatas@yahoo.com.br

    (61) 9653-3062

    (61) 9240-5069

  36. You already know thus considerably on the subject of this subject, produced me personally imagine it from so many various angles. Its like men and women are not interested until it is something to do with Woman gaga! Your personal stuffs outstanding. All the time take care of it up!

  37. Oliveira says:

    Em São Paulo têm a http://www.coopermiti.com.br eles foram inclusive matéria do Globo Reporter sobre reciclagem, achei muito interessante, ainda mais agora com esta imensidão tecnologica no sentido de lixo eletrônico cada vez maior um problemão.

  38. Olga disse:

    Moro em cachoeiras de Macacu/RJ, e gostaria de saber se aqui no Rio de janeiro tem um lugar para o dsecarte do lixo eletrônico.

    Aguardo resposta pelo meu e-mail

    Grata

    • Claudia Sardinha says:

      Olga, acredite… não há local para descarte de lixo eletrônico no Rio de Janeiro. Pelo menos, até hj não descobri. É uma vergonha, né?

  39. rogerio de lima says:

    olha so aqui na minha regiao RS eu encontrei a SARCO-RECICLAGEM ate que foi bem rapido procurei na internet…

    enviei e-mail para eles falando sobre o que eu tinha aqui na minha casa, e que queria destinar corretamente eles me responderam perguntando a quantidade e tipo, depois foi agendado um dia para a pegarem tudo ja era…..foi simples e bem rapido ….

    pra quem quiser pode procurar na web por sarco-reciclagem..
    ahhh o e-mail deles é sarco-reciclagemdigital@hotmail.com

    valeu galera…

  40. Luciana says:

    Oi, eu queria saber como descartar o telefone celular e sua bateria sem causar danos ao ambiente. É para o meu para casa rsrsrsrs. Eu tenho 9 anos, procurei em muitos sites e não encontrei. Meu para casa é pra hoje, então preciso que você me ajude ainda hoje.

    By: Luciana

    • Claudia Sardinha says:

      Luciana, atualmente as próprias fabricantes estão recolhendo esse material. Até onde sei empresas como Nokia, Samsung, Sony, LG entre outras fazem isso. Veja no site do seu fabricante ou entre em contato com eles perguntando o procedimento.
      Se tudo mais falhar, sei que o banco Santander e alguns supermercados recolhem bateria :)

  41. Mirta says:

    Se puderem, enviem esta informação aos seus amigos, sindícos, associados, conhecidos, nos clubes, cursos, bares, condomínios para ajudar a deixar nosso Rio de Janeiro e o Planeta mais civilizado, limpo e sadio.

    A Regenero coleta e divide o lixo eletrônico (DVD Player, VHS Player, TV, PC, teclados, monitores, baterias, pilhas, celulares, etc) que não ocorre quando entregamos a Comlurb.

    REGENERO – EMPRESA QUE RECICLA ELETRÔNICOS

    Regenero – única empresa no Rio que recicla eletrônicos.

    http://www.regenero.com.br
    contato@regenero.com.br
    telefone 2502-6469
    segunda a sexta de 9 as 17 horas

  42. Sucatrônica says:

    bom dia!

    A questão do lixo eletrônico realmente esta sendo muito falada ultimamente.mas falta mais informações,por isso resolvi deixar o meu recado.
    A Sucatrônica é uma empresa de reciclagem de eletrônicos em Novo Hamburgo-RS e atende pelo telefone:051-3586.6160
    Recebemos todo o tipo de eletrônicos, exceto pilhas alcalinas.
    Qualquer duvida pode ser tirada pelo fone:51-3586.6160 ou pelo
    e-mail:reciclagemsucatronica@hotmail.com

    “Cidadão consciênte,quem ganha é o meio ambiente!”

  43. Carlos says:

    Pesquisando na internet, encontrei este site: http://www.e-lixo.org

    Coloque o seu endereço e o material que vc quer descartar que será mostrado um local apropriado.

    Espero ter ajudado!

  44. cristina leme says:

    eu tambem estou a procura de coleta de eletronicos em bsb.

  45. Beam says:

    Nepf4, recentemente petaicipri de uma discusse3o sobre como escrevemos hoje, seja em blogs ou em e-mails. A queste3o foi: este3o assassinando o portugueas! E eu respondi: grae7as a Deus ne3o e9 o da quitanda (perto da minha casa tem uma quitanda cujo vendedor e9 portugueas). Bem, a internet trouxe muitas mudane7as e muitas delas se3o positivas. A Gerae7e3o baby boomers ne3o concorda com erros . Tudo tem que estar revisado, correto nos pingos e espae7os. Ne3o aceitam nem erro de digitae7e3o (aquele que invertemos ou trocamos a letrinha). A vergonha 1.0 impera nesta gerae7e3o, mas o incredvel e9 que tem gente da gerae7e3o Y que sofre disso tb. Acho que o mais importante, como vc mesmo disse, e9 que o erro ne3o e9 proposital e sim parte desse processo em que vivemos. Ainda bem que temos a vergonha 2.0, alie1s, estou me questionando se me encaixo nessa

  46. Lillow says:

    Boa Tarde a todos!

    Claudia, entrei em contato com a CDI hoje, pelo telefone (21) 2583-1203 e a atendente muito simpática me informou que recebem sim material de informatica (tudo, monitor, perifericos, pcs antigos e novos funcionando ou parados, cds instalaçao, cabos, ect) ou lixo eletronico no endereço: Rua Senador Dantas, 15 loja A, bairro Maracanã , das 8hs as 17hs, Rio de Janeiro – RJ.
    O escritório da CDI fica em Laranjeiras e parece que o local de coleta é este na Maracanã.
    http://www.cdi.org.br

    Olha, fiquei muito feliz em achar o seu blog e o seu post, li todos os comentarios, e de ter entrado em contato com alguem aqui no RJ de forma positiva.
    Entao, estou com meu pc AMD K6-2 350, 192mb de ram, window98SE, hd de 40gb e algumas placas nele como de usb e rede e fax-modem, prontinho para a reciclagem!! LOL Esta foi a minha homenagem ao meu pc, lol. Pretendo ainda antes do natal ir la. Volto entao aqui para dizer como foi e divulgar positivamente (espero).

    Obrigada por dividir a preocupação e vermos que nao somos poucos, descobrir que nao é somente 1 ou 2 preocupados com o lixo (seja eletronico ou nao) mas que se nos juntarmos, somos muitos!! E somos a soluçao para o mundo tbm…. rsrs

    • Claudia Sardinha says:

      Bacana vc dividir essa informação aqui conosco :)
      Antigamente o CDI só pegava peça antiga que ainda estava funcionando. Se fosse lixo eletrônico eles não aceitavam. Valeu a dica :)

  47. emili says:

    boa tarde !
    no site do museu do computador, citado no texto do blog, tem um endereço para coleta de lixo eletronico no Rio de Janeiro.
    abs

  48. Boa Noite

    Trabalho com reciclagem de Lixo Eletrônico e Pneus em Cachoeira do Campo, Distrito de Ouro Preto-MG.

    Se tiver alguém da região que precise descartar, basta me ligar ou enviar um e-mail que recolho no local….

    Abraços

    (31) 9284-3022 TIM
    https://www.facebook.com/pages/G3-Res%C3%ADduos/450981644924346?fref=ts

  49. Ruimar says:

    Bom gostei muito do seu blog…. bela iniciativa, eu tenho o mesmo problema aqui na empresa que eu trabalho, não oq fazer com os Teclados, Mouses, Fontes e por ai vai geralmente se fosse lá em casa eu daria um fim neles, da seguinte forma usaria essas como matéria bruta, para alguma “brincadeira” minha (quando falo brincadeira é no casa, tipo tranformar outra coisa de tipo peso de papel, ou algo do tipo de uma forma meio criativa) mas como é um volume maior precisaria de um lugar especifico para poder dar fim a essas coisas!

    bjos

  50. Marcia Natal says:

    Boa noite semana
    Fiquei muito feliz em encontrar esse blog que é de grande utilidade.
    Essa semana vou procurar saber desses locais de reciclagem no Rio de Janeiro e depois escrevo atualizando vocês.
    Parabéns.
    Marcia Natal

  51. Erivaldo Guimarães Soares says:

    Bom Dia Moro em São Paulo, cidade de Cajamar gotaria de saber onde posso descartar meu lixo eletronico.

    Att:Erivaldo

  52. Victor says:

    Gente, tenho várias peças para descarte(fontes, teclados, mouses e algumas placas mãe). Kero saber se alguém tem interesse.

    Se alguém tiver interesse me envie um e-mail

    victor.mesquita1@hotmail.com

  53. João Alves dos Santos says:

    Ola bom dia: Eu trabalho com eletronica, e muitos aparelho eletronico não tem recuperação. Eu falo com orgão competente em meu caso a Prefeitura municipal, eles alega que não tem deposito especificos para recolher este lixo , e eu poço ficar com este lixo em meu quinta ?

    • Claudia Sardinha says:

      Não, existe descarte correto para esse lixo, pois se deixar no seu quintal, vc estará contaminando sua terra, plantas etc

  54. Paula says:

    Olá! Tenho lixo eletrônico em casa, alguém já descobriu algum endereço no Rio ou Grande Rio que receba o lixo eletrônico? mouses, teclados, rádios. Agradeço.

  55. Carlos Robertobatista Menezes says:

    Recebemos 06 monitores daqueles antigos feita por um amigo, agora o descarte ficou dificil o que fazer com as peças plasticos os aspeças de vidros que dilema? não vou jogar em lixo comum me dizem o que fazer com isto quando desmontava os CPU quase si aproveitava o alumio vendia ferros velhos latas ferro velhos mas agora monitores esse , complicou que fazer obrigado.

  56. maria de fatima bonazoni de Oliveira says:

    Olá Claudia, gostei do seu Blog e gostaria de saber se vc tem conhecimento de alguém que trabalhe com lixo eletrônico aqui em Porto Velho, Rondônia? tenho 3 impressoras e não sei como de desfazer delas da forma correta. obrigada

    • Claudia Sardinha says:

      Puxa, desconheço. Mas fica aqui o apelo para ver se alguém conhece e possa te ajudar :)

  57. ALINE XSG says:

    amei sua iniciativa de agir em preocupaçao com nosso meio ambiente. que Deus siga sempre a abençoando nesta area e onde mais ele te colocar

  58. ALINE XSG says:

    moro em montes claros minas gerais, sou estudante,e estou necessitando de uma impressora e um monitor em bons estados para doaçao, se possiveis nas cores pretas, (aceito qualquer cor, mas meu desejo nas cores pretas e somente por estetica e vaidade, espero que me entendam)

  59. Davidson says:

    Olá Pessoal!
    Eu tenho uma empresa que faz este tipo de serviço aqui no Rio Grande do Sul, localizada na cidade de Horizontina na qual faz o desmonte, e exporta as placas para China, e lata vai para Gerdau e plástico vai para usinas de reciclagem( não cobramos para receber o seu lixo eletrônico, só cobramos para receber os monitores CRT e TV de tubo o resto recebemos gratuitamente) , espero ajudar ! Telefone da empresa e 55-3537-6481.

  60. decio luiz says:

    Aceito sucatas de baterias e celulares quebrados e fora de linha para conserto e ajudar ONG de viciados em crak. Obrigado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑
  • Vote no Tecnologia Outonal

    Concurso Peixe Grande 2014

  • Antigos

  • Facebook

  • Canal Tecnologia Outonal

  • Parcerias





  • Também escrevo aqui





  • Certificados

  • Eu apoio

    Eu sou uma Luluzinha!